Quem são e como pensam os profissionais contemporâneos? Relações entre estilos reflexivos e atitudes de carreira proteanas e sem-fronteiras

Autores

  • Manoela Ziebell de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

estilos reflexivos, carreira proteana, carreira sem-fronteiras, organizações contemporâneas

Resumo

Mudanças sociais e econômicas em organizações contemporâneas passaram a demandar profissionais capazes de refletir sobre as necessidades do mercado, e de gerenciar a própria carreira. Investigou-se as relações entre atitudes de carreira proteana (autogerenciamento e direcionamento para valores pessoais), atitudes de carreiras sem fronteiras (mobilidade física e psicológica), e estilos reflexivos (autônomo, fraturado, metarreflexivo e comunicativo) de 247 profissionais brasileiros. Os principais resultados indicaram que: 1) as atitudes proteanas efetivamente referem-se a decisões motivadas por valores pessoais, 2) as atitudes sem fronteiras apontam para a crença na capacidade e a intenção de empreender mudanças; 3) a mobilidade psicológica e o autogerenciamento de carreira apresentaram correlação positiva e moderada com estilo reflexivo autônomo; 4) o autogerenciamento de carreira apresentou correlação negativa com o estilo reflexivo fraturado; 5) profissionais de empresas privadas tiveram médias mais altas do que profissionais de empresas públicas em autogerenciamento, direcionamento para valores e mobilidade psicológica, e 6) não houve diferenças de estilos reflexivos entre profissionais de empresa privada e pública. Concluiu-se que: modo de refletir tem maior importância para as tomadas de decisão do que o conteúdo sobre o qual se reflete; as atitudes proteanas e sem fronteiras já se fazem presentes entre profissionais brasileiros; e as organizações já estão atentas a essas mudanças. A avaliação e a conscientização de modos de reflexão podem constituir-se em recurso valioso para o desenvolvimento e retenção de talentos em tempos de alta competitividade profissional e fortes anseios por bem estar psicológico. 

Biografia do Autor

Manoela Ziebell de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas Empíricas