Comprometimento com a carreira: análise da produção científica

Autores

  • Karen Cristina Alves Lamas
  • Ana Paula Porto Noronha

Palavras-chave:

Comprometimento, Psicologia Organizacional, Pesquisa Científica, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Com o objetivo de realizar uma análise cientométrica sobre comprometimento com a carreira, efetuou-se uma busca por artigos científicos indexados em duas bases de dados nacionais e uma internacional, utilizando o termo em questão na língua portuguesa e inglesa, respectivamente. Dentre os 102 artigos recuperados foram analisados 88. Os principais resultados indicam que a frequência de publicações ao ano não é uniforme, há maior número de produções estrangeiras e os periódicos são direcionados a diferentes públicos. No que se refere ao delineamento dos estudos, constatou-se o predomínio da pesquisa empírica, bem como do uso de análise quantitativa dos dados e das escalas como instrumentos de medida. As amostras tendem a ser compostas por profissionais de ambos os sexos e mais de uma centena de construtos foram relacionados à variável comprometimento com a carreira. Ressalta-se a necessidade de mais estudos teóricos e de validade dos instrumentos. Destaca-se a relevância do comprometimento com a carreira para a compreensão do desenvolvimento profissional dos indivíduos e ampla aplicabilidade do seu estudo em contextos organizacionais e acadêmicos.

Biografia do Autor

Karen Cristina Alves Lamas

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

Ana Paula Porto Noronha

Doutora em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora associada doutora da Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Edição

Seção

Revisões de Literatura