INSTRUMENTOS E DINÂMICAS DE AÇÃO PÚBLICA NO TERRITÓRIO RURAL CAMPOS DE CIMA DA SERRA, RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Câmaras temáticas, desenvolvimento rural, políticas de desenvolvimento territorial, políticas públicas, participaçãoResumo
No Brasil, os Colegiados de Desenvolvimento Territorial dos Territórios Rurais têm se mostrado como espaços representativos de ação pública, já que são formados pelas relações sociais dos agentes que participam da política territorial. Esse artigo tem o intuito de descrever e analisar as Câmaras Temáticas (CTs) enquanto instrumentos de ação pública no Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território Rural Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul. O estudo teve quatro etapas: análise de dados secundários, análise documental, diário de campo e análise dos resultados. Verificou-se que as CTs de Pecuária Familiar (CTPF) e a de Agrofloresta (CTA) tornaram-se instrumentos de ação pública por serem espaços de construção coletiva direcionada para a resolução de problemas socioambientais diários, por meio da troca de experiência, do conhecimento e das iniciativas dos próprios atores locais, possibilitando processos participativos, decisórios, autônomos e de inclusão social.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Psicologia Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia Política pertencem ao periódico. A reprodução total dos manuscritos aqui publicados está condicionada à autorização escrita do editor da RPP e a citação da RPP como fonte original do texto.