DESOCUPA JÁ! EU QUERO AULA: ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE MOTIVAM O MOVIMENTO DESOCUPA
Palavras-chave:
Desocupação, Estudantes, Direita, Consciência Política, Vida CotidianaResumo
O movimento de ocupação de instituições de ensino em 2016 contrário à PEC 241/55 foi um marco na história recente do país. Em reação a tal movimento veio o movimento “Desocupa”, que apesar de pouca expressividade é um movimento relevante para entender a direita brasileira atual. Nesta pesquisa, tal movimento é interpretado por meio de análise documental de suas redes sociais. É apreendido aspectos psicossociais presentes na mobilização do movimento “Desocupa” a partir das categorias de Vida Cotidiana de Agnes Heller e Consciência Política de Salvador Sandoval. Identifica-se a defesa da particularidade, uma defesa simbólica do Eu e a presença da consciência cotidiana como algo central para o movimento, uma identidade política embrionária, uma meta coletiva bem definida e a crença na eficácia política do próprio movimento, valores, normas, expectativas próprias ao modo de produção capitalista e uma defesa de neutralidade política e pluralidade, entre outras questões.
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