DESOCUPA JÁ! EU QUERO AULA: ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE MOTIVAM O MOVIMENTO DESOCUPA

Autores

  • Karina Oliveira Martins

Palavras-chave:

Desocupação, Estudantes, Direita, Consciência Política, Vida Cotidiana

Resumo

O movimento de ocupação de instituições de ensino em 2016 contrário à PEC 241/55 foi um marco na história recente do país. Em reação a tal movimento veio o movimento “Desocupa”, que apesar de pouca expressividade é um movimento relevante para entender a direita brasileira atual. Nesta pesquisa, tal movimento é interpretado por meio de análise documental de suas redes sociais. É apreendido aspectos psicossociais presentes na mobilização do movimento “Desocupa” a partir das categorias de Vida Cotidiana de Agnes Heller e Consciência Política de Salvador Sandoval. Identifica-se a defesa da particularidade, uma defesa simbólica do Eu e a presença da consciência cotidiana como algo central para o movimento, uma identidade política embrionária, uma meta coletiva bem definida e a crença na eficácia política do próprio movimento, valores, normas, expectativas próprias ao modo de produção capitalista e uma defesa de neutralidade política e pluralidade, entre outras questões.

 

Biografia do Autor

Karina Oliveira Martins

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Atualmente Psicóloga clínica

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos