Bullying como categoria de análise da violência em contexto escolar: efeitos epistemológicos e políticos

Autores

  • Apoliana Regina Groff Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriel Carvalho Leandro Curso de Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Julia Polizeli Lobo Curso de Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Juliana de Oliveira Alves Curso de Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave:

violência, escola, bullying, psicologia, estado do conhecimento

Resumo

O estado do conhecimento da produção acadêmica da psicologia brasileira sobre violência e escola, publicada em periódicos brasileiros na base de dados do Scielo e Pepsic nos últimos 15 anos abarcou um total de 104 artigos. Destes, 28 artigos tinham o bullying como objeto de estudo ou como categoria estudada em decorrência dos dados que emergiram das investigações sobre violência escolar. Considerando que os estudos sobre bullying se destacam no estado do conhecimento da psicologia sobre violência e escola, o objetivo deste artigo é analisar, desde uma perspectiva dialógica, os efeitos epistemológicos e políticos desta produção científica. Nosso argumento é de que o bullying, enquanto categoria de análise das violências em contexto escolar, tem produzido a psicologização e culpabilização individual das violências entre estudantes, invisibilizando violências estruturais que constituem a sociedade brasileira e, por consequência, limitado ações de prevenção e enfrentamento da problemática das violências no âmbito social e educacional. 

Biografia do Autor

Apoliana Regina Groff, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia (UFSC), Professora do Departamento de Psicologia da UFSC.

Gabriel Carvalho Leandro, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Estudante do Curso de Psicologa da UFSC, bolsista Pibic voluntário (2019/2020).

Julia Polizeli Lobo, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Estudante do Curso de Psicologa da UFSC, bolsista Pibic voluntária (2019/2020).

Juliana de Oliveira Alves, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Estudante do Curso de Psicologa da UFSC, bolsista Pibic (2019/2020).

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos