Entendendo o Ministério da Cidadania em 2019: o discurso político por trás das práticas institucionais

Autores

Palavras-chave:

discurso, política, cidadania, psicologia, direitos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar conteúdos relacionados ao novo Ministério da Cidadania, das primeiras expectativas até o fim do seu primeiro ano de existência, em busca do entendimento sobre qual foram as construções discursivas produzidas por esse novo órgão brasileiro. A retomada das discussões teóricas sobre a cidadania, de conceitos mais tradicionais aos mais implicados na realidade brasileira, forneceram discussões essenciais. A Análise de Discurso Crítica e mais especificamente os estudos de Teun Van Dijk auxiliaram metodologicamente com os instrumentos para o tratamento dos materiais de análise: quatro notícias que trataram sobre práticas e falas do Ministério e seu ministro durante o seu primeiro ano de existência. Foi possível perceber o esvaziamento do termo, tão importante na nossa história, em prol de um uso historicamente dissociado das temáticas que envolveram as práticas institucionais.

Biografia do Autor

Alyssa Magalhães Prado, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia.

João Wachelke, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Psicologia Social e da Personalidade pela Università degli studi di Padova (Itália). Professor adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador do grupo de pesquisa Eclipse – Laboratório de Ideologia e Percepção Social – Uberlândia, MG, Brasil.

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos