Resistências na vida comezinha: sentidos do #elenao e #elenunca

Autores

  • Bruno Monteiro Herculino Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Karen Gabriele Poltronieri Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

Resistência, Análise do Discurso, Sentido, Cibermilitância e Feminismo

Resumo

Partindo do arcabouço teórico da Análise do Discurso de Michel Pêcheux, os autores propõem-se, neste escrito, traçar um gesto de leitura das hashtags #elenao e #elenunca, que surgiram através de um movimento de mulheres nas redes sociais virtuais e que transpassaram as malhas digitais para as ruas. Intentam tecer um percurso teórico sobre o mo(vi)mento social e o digital que inscreve rede e rua em relação de continuidade; além de, pensando discursivamente, os efeitos de resistência de tais hashtags na vida comezinha, isto é, de como tais fenômenos, que tem seu ponto de origem nas redes eletrônicas, afetam, tocam, esbarram e materializam-se na vida corriqueira, singela, cotidiana e caseira. Ou seja, como alcançam e atingem a vida em toda sua complexidade, a vida que não há heróis, mas sim cidadãos que colocam suas vozes e resistem como podem a partir da situação sócio-histórica e política.

Biografia do Autor

Bruno Monteiro Herculino, Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Graduado em Psicologia pela Universidade de Franca - SP. Psicanalista. Mestrando em Ciências – área Psicologia – pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro de E-L@DIS (Laboratório Discursivo). E-mail: bruno.herculino@usp.br. 

Karen Gabriele Poltronieri, Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestranda em Ciências – área Psicologia – pela mesma instituição. Membro do E-L@DIS (Laboratório Discursivo). E-mail: karen.poltronieri@usp.br.

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Doutora com dedicação exclusiva na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Livre Docente em Ciência da Informação na mesma instituição. Coordenadora do E-L@DIS (Laboratório Discursivo). Membro do Fórum do Campo Lacaniano. E-mail: luciliamasousa@gmail.com. 

Downloads

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos