Raça e Racismo: Histórias Ficcionais de Corpos Negros na Universidade

Autores

Palavras-chave:

Raça, Racismo, Ficção, Psicologia Social, Universidade.

Resumo

A imagem do corpo negro, como protagonista no espaço universitário, tem se tornado mais frequente no decorrer dos últimos anos. Conquista que ocorreu a partir das lutas marcadas pela coletividade e ancestralidade que atravessam o Movimento Negro Brasileiro. Contudo, a trajetória da corporalidade negra na universidade, também, tem sido marcada por experiências cotidianas de racismo. Nesse sentido, com o objetivo de discutir a interface raça e racismo no universo acadêmico, deslocamos a experiência do racismo para o terreno das narrativas ficcionais situando-as no campo das problematizações - campo que assumimos como método para desnaturalizar campos do saber hegemônicos ligados a colonialidade e aos sistemas de dominação, como a supremacia branca, que operam sobre nossos corpos negros. Assim, narrar, como ferramenta analítica, assume o lugar da produção de resistência em nossa escrita. É a através delas que buscamos afirmar a importância das práticas antirracistas, também, no âmbito da universidade.

Biografia do Autor

Leonardo Régis de Paula, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) com um semestre de mobilidade acadêmica na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Mestrando em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI-UFRGS).

Luciana Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mãe, psicóloga graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/2008). Mestra (2012) e doutora (2017) em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Department of Geography, Planning and International Development Studies da Universiity of Amsterdan (UvA/2015).

Downloads

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos