A feminização do homem hétero em eXistenZ, de David Cronenberg

Autores

Palavras-chave:

psicanálise, masculinidades, cinema, Cronenberg, Tantra

Resumo

Este artigo propõe uma revisitação analítica ao filme eXistenZ (1999), de David Cronenberg, focalizando um de seus temas centrais, mas pouco explorado por sua fortuna crítica: a feminização do homem no espaço das práticas eróticas heterossexuais. O tema se articula no filme, em nosso entendimento, por meio de suas figurações alegóricas da erotização anal masculina e dos erotismos tântrico e taoísta. Nossa abordagem exploratória tem o duplo caráter metodológico de interpretação fílmica e escuta psicanalítica, construindo-se nas interfaces entre os campos da psicanálise e dos estudos de cinema. Ela se ampara ainda, para fins de composição de um horizonte (micro)político, em conceitual dos campos dos estudos de gênero, queer e dos homens e das masculinidades, e, para fins de descrição do objeto, em informações retiradas aos emergentes estudos acadêmicos tântricos e taoístas. Em psicanálise, é mobilizado conceitual antifalocêntrico recentemente formulado por autores como Monique Schneider, Silvia Bleichmar e Jacques André.

Biografia do Autor

Fernando Mascarello, UNISINOS

Doutor em Cinema pela USP, professor do curso de Realização Audiovisual da UNISINOS, mestrando em Psicanálise: Clínica e Cultura na UFRGS, organizador do livro História do Cinema Mundial (Papirus, 7a. ed.)

Amadeu de Oliveira Weinmann, UFRGS

Professor do PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura da UFRGS

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Publicado

2024-07-10

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Seção

Artigos