Participação de crianças e adolescentes no Conselho de Direitos: construindo caminhos possíveis

Autores

  • Beatriz Corsino Pérez Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Juliana Thimóteo Nazareno Mendes Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Suzana Santos Libardi Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

, Infância. Adolescência. Participação. Conselhos de Direitos

Resumo

Este artigo aborda um estudo de caso sobre como a participação de crianças e adolescentes vem sendo incorporada por um Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, do estado do Rio de Janeiro. Partimos do entendimento de que a participação política é um direito fundamental para o exercício da cidadania. Debatemos a participação a partir de nossa experiência como conselheiras e como coordenadoras de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos junto aos/às conselheiros/as, técnicos/as-administrativos/as, crianças e adolescentes. Os sujeitos das gerações mais novas continuam sendo frequentemente tratados pelo Conselho, bem como pelos projetos cofinanciados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, de forma objetificada e pouco participativa. As noções de controle e disciplinamento social são intrínsecas à abordagem assistencialista adotada. Ao final, o artigo apresenta algumas possibilidades de inserção da participação de crianças e adolescentes no Conselho.

Biografia do Autor

Beatriz Corsino Pérez, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora adjunta do curso de Psicologia de Campos, da Universidade Federal Fluminense. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas (NIJUP). 

Juliana Thimóteo Nazareno Mendes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense; Professora adjunta do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas (NIJUP).

Suzana Santos Libardi, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas (NIJUP), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - campus do Sertão

Downloads

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos