Povos indígenas e luta por garantia de direitos no Piauí, Brasil

Autores

  • Brisana Indio do Brasil de Macêdo Silva Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará.
  • João Paulo Macedo Bolsista Produtividade/CNPQ. Docente dos Programas de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Parnaíba, Piauí, e da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará.

Palavras-chave:

povos indígenas, indianidade, ação política, políticas públicas, colonialidade

Resumo

Nas últimas décadas, no Brasil, um maior número de grupos indígenas passaram a se autodeclarar e a reivindicar o reconhecimento de sua condição étnica e de seus direitos constitucionais, em um fenômeno nomeado de processo de indianização e/ou de fortalecimento da indianidade. Partindo disso, o presente estudo buscou refletir acerca do processo de mobilização étnica e política dos grupos indígenas no Estado do Piauí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base nos estudos sobre produção de sentido no cotidiano. Participaram 20 lideranças indígenas, mediante os seguintes recursos metodológicos: observação no cotidiano; conversa no cotidiano; entrevista semi-estruturada. Em suma, por não corresponderem aos marcadores identitários reconhecidos pelos grupos dominantes da sociedade, os grupos indígenas do Piauí têm sido discriminados, oprimidos e marginalizados. Ademais, são constantemente recolocados e vistos sob critérios de indianidade que (re)produzem relações de colonialidade no âmbito das relações sociais e institucionai

Downloads

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos