Programa Bolsa Família e a dinâmica de famílias quilombolas

Autores

  • Magda Dimenstein Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Victor Hugo Belarmino Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Paulo Macedo Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar
  • Jáder Ferreira Leite Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Candida Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

mulheres, quilombola, dinâmica familiar, gênero, rural

Resumo

Objetiva-se discutir os efeitos do Programa Bolsa Família na dinâmica familiar e na gestão do cotidiano de mulheres beneficiárias e moradoras de duas comunidades quilombolas rurais do nordeste brasileiro. Entrevistou-se 72 mulheres por questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas. Há centralidade das mulheres como elemento organizador do cotidiano e responsável pelo estabelecimento de vínculos intergeracionais, como também elo agregador das comunidades na medida em que fazem a ponte entre o mundo doméstico e o comunitário. Observa-se a reprodução dos lugares tradicionais de gênero relacionados ao cuidado e à manutenção de desigualdades quanto à divisão de tarefas e tomada de decisão no interior das famílias, com sobrecarga para as mulheres. Nota-se interferências do BF nas dinâmicas familiares em três dimensões: relações conjugais, maternidade e cuidado dos filhos e relações comunitárias. Efeitos de autonomia e aumento no poder decisório podem ser sentidos, os quais rebatem em práticas de resistência e subversão no cotidiano.

Biografia do Autor

Magda Dimenstein, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Dra. em Saúde Mental. Profa. Titular do PPGPSI/UFRN

Victor Hugo Belarmino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Me. em Psicologia Social. Doutorando em Psicologia pelo PPGPSI/UFRN.

João Paulo Macedo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar

Dr. em Psicologia Social. Docente vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Psicologia das Universidades Federais do Delta do Parnaíba (UFDPar) e do Ceará (UFC)

Jáder Ferreira Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Dr. em Psicologia Social. Docente vinculado ao Departamento de Graduação e de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Candida Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Dra. em Psicologia Social. Docente vinculada ao Departamento de Graduação e de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos