O desmentido na cena social

violência e segregação na pandemia da COVID-19

Autores

Resumo

Defende-se que o medo da contaminação pelo Coronavírus na contemporaneidade atualiza a discussão sobre o mal-estar freudiano. Constata-se que, no decorrer de 2020, no Brasil, o vírus atingiu todas as classes econômicas, mas também evidenciou as desigualdades sociais e os racismos já existentes. O objetivo do presente estudo é propor uma discussão sobre o que se entende como uma atualização dos efeitos de segregação no contexto da pandemia da COVID-19, ressaltando-se o caráter traumático da não dignificação e reconhecimento do valor de algumas vidas no cenário pandêmico atual. A noção lacaniana de segregação e a teoria ferencziana sobre o trauma são as categorias teóricas utilizadas. Na conclusão, destaca-se o recrudescimento de uma lógica discursiva que promove o descrédito social, a violência e a apatia em relação a dor dos mais vulneráveis.

Biografia do Autor

Aline Gabriele Carvalho de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Psicóloga (UNIFOR). Mestre em Psicologia (UNIFOR). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceara - UFC.

Karla Patrícia Holanda Martins, Universidade Federal do Ceará - UFC

Psicanalista. Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Bolsista de produtividade do CNPQ.

Fabiano Chagas Rabêlo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPAR

Psicanalista. Professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Doutorando em Psicologia - UFC - Universidade Federal do Ceará. Participante da Letra Freudiana - Escola de Psicanálise.

 

 

Maria Celina Peixoto Lima, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Doutora em Psicologia pela Université Paris 13. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade. Membro do GT da Anpepp "Psicanálise e Educação". 

Downloads

Publicado

2024-06-05

Edição

Seção

Artigos