Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-10-18. Leia a versão mais recente.

Avaliação de Necessidades com pessoas LGBTQIA+: uma perspectiva dialógica-narrativa.

Avaliação de Necessidades com pessoas LGBTQIA+

Autores

  • Matheus da Silva Neves Universidade de Brasília
  • Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos Universidade de Brasília

Resumo

O preconceito é um aspecto da socialização que atravessa e marca as formas de autoidentificação do Eu e sua capacidade de produzir interlocuções com o mundo. O artigo analisa as narrativas à luz das práticas colaborativas e dialógicas, para a qualificação dos dados como insumos para o aperfeiçoamento de intervenções psicossociais com LGBTQIA+. Foi realizado um grupo focal com pessoas LGBTQIA+ maiores de 18 anos, usuárias de serviços assistenciais, utilizando como ferramenta metodológica a Avaliação de Necessidades. Essa ferramenta foi aprimorada com a revisão de pares qualificados no tema de avaliações, gênero e diversidade. A análise direciona nossa atenção para as condições vulneráveis ​​que pessoas gênero-sexodiversas vivem no núcleo familiar e as adaptações que construíram para se adequar. A noção de centralidade que as pessoas heterossexuais cisgêneras representam na vida desses grupos precisa ser reinterpretada como potencialidade, na ativação estratégica de aliados em camadas não-sensibilizadas da sociedade.

Biografia do Autor

  • Matheus da Silva Neves, Universidade de Brasília

    Psicólogo e Bacharel formado na Universidade de Brasília, Mestre pelo Departamento de Psicologia Clínica e Cultura - vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Produz pesquisa na linha de Processos Interacionais no contexto do casal, da família, grupo e da comunidade. Desenvolve e coordena pesquisa na OSC Diversifica, atuando em terapia comunitária integrativa e na capacitação de agentes sociais, em parceria com órgãos públicos e entidades de terceiro setor. Associado como pesquisador voluntário ao grupo GEPPSVida (Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida)  um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

  • Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos, Universidade de Brasília

    Psicóloga e Pedagoga pela Universidade de Brasília, com mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura e da graduação em Psicologia na Universidade de Brasília. Atuou como coordenadora do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), serviço-escola de Psicologia na UnB e também foi editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa. É coordenadora do Laboratório de Família, Grupos e Comunidade (LABFAM), na UnB. Orienta mestrado e doutorado em temas relacionados às Intervenções Psicossociais no campo das vulnerabilidades. Os projetos de pesquisas mais recentes envolvem temáticas como sexting, violência sexual, gênero, empregabilidade de travestis e transexuais, medidas socioeducativas, políticas públicas na área de direitos humanos. Desenvolve orientações também no campo das Intervenções terapêuticas, principalmente voltadas aos adolescentes e jovens e suas famílias, na abordagem sistêmica.

Downloads

Publicado

2023-10-18

Versões