Responsabilidade relacional e práticas restaurativas

construindo possibilidades de mudança

Autores

Resumo

A justiça restaurativa (JR) é considerada uma abordagem alternativa de justiça que busca construir novos sentidos de justiça e transformar a forma de se relacionar pautada na tradição individualista, a partir de uma ética relacional e comunitária. Neste ensaio teórico buscamos analisar as práticas restaurativas de conferência vítima-ofensor-comunidade, conferência de grupo familiar e círculos de construção de paz a partir do conceito de responsabilidade relacional e de seus domínios de inteligibilidade, quais sejam: outros internalizados, relações conjuntas, relação entre grupos e processo sistêmico. A análise realizada aponta como o conceito de responsabilidade relacional contribui para que as práticas restaurativas ampliem os domínios da responsabilização pelos conflitos sociais, reconheçam as condições macrossociais de sua produção e implementem uma prática comprometida com o enfrentamento das injustiças sociais históricas que permeiam os conflitos sociais. Do contrário, corremos o risco de reproduzir e sustentar um modelo de justiça punitivo.

Biografia do Autor

Cristiane Paulin Simon, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia com estágio no Centre of Restorative Justice da Simon Fraser University, Canadá; e, facilitadora em Justiça Restaurativa. Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

 

Emerson Fernando Rasera, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000, 2004), e pós-doutorado pela University of New Hampshire (EUA) (2011-2012) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018-2019). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia e docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Líder do Grupo de Pesquisa "Psicologia, Saúde e Construcionismo Social" (CNPQ). Bolsista  PQ/ CNPQ e Pesquisador Mineiro/FAPEMIG

Downloads

Publicado

2023-10-18 — Atualizado em 2023-11-08

Versões