Neoliberalismo e organização da educação básica brasileira
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma revisão bibliográfica que objetivou mapear publicações brasileiras recentes acerca das relações entre o neoliberalismo e a educação básica. Como resultados principais, verificou-se que essa temática tem ganhado espaço nas publicações, principalmente em investigações de cunho documental. Verificou-se também que poucos estudos discutem modalidades ou etapas específicas do ensino básico, havendo predominância de análises que focam nesse ciclo como um todo. Verificou-se ainda que a lógica da administração empresarial adentrou a organização da educação brasileira; que a seleção de conteúdos trabalhados tem sofrido forte influência do processo de avaliação com vistas ao posicionamento em rankings; e que tais aspectos têm orientado mudanças na legislação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Psicologia Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia Política pertencem ao periódico. A reprodução total dos manuscritos aqui publicados está condicionada à autorização escrita do editor da RPP e a citação da RPP como fonte original do texto.