Neoliberalismo e organização da educação básica brasileira

Autores

  • Vanessa Aparecida Diniz Parreira Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia
  • Maristela de Souza Pereira Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão bibliográfica que objetivou mapear publicações brasileiras recentes acerca das relações entre o neoliberalismo e a educação básica. Como resultados principais, verificou-se que essa temática tem ganhado espaço nas publicações, principalmente em investigações de cunho documental. Verificou-se também que poucos estudos discutem modalidades ou etapas específicas do ensino básico, havendo predominância de análises que focam nesse ciclo como um todo. Verificou-se ainda que a lógica da administração empresarial adentrou a organização da educação brasileira; que a seleção de conteúdos trabalhados tem sofrido forte influência do processo de avaliação com vistas ao posicionamento em rankings; e que tais aspectos têm orientado mudanças na legislação.

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Publicado

2024-01-29

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Artigos