Psicologia política das migrações: infância e famílias de imigrantes em processos judiciais

Autores

Resumo

A Psicologia Política das Migrações se constitui a partir de processos multiculturais, processos migratórios nos quais emoções e política desempenham um papel chave. Sejam elas forçadas por guerras e conflitos civis, sejam elas decorrentes de fenômenos climáticos ou motivadas por questões econômicas, as dinâmicas individuo-coletivo disparam processos psicopolíticos, pois busca-se entender elementos de sofrimento sócio-psíquico ou as dinâmicas relacionadas à processos de aculturação. Aqui analisaremos documentos relacionados à infância de imigrantes no Brasil, para conhecer como famílias imigrantes interagiram com o poder judiciário para solucionar seus problemas e quais demandas foram levadas à Justiça. Por meio da leitura dos processos procuramos compreender os desafios enfrentados pelas famílias e crianças na nova sociedade. Focamos nos anos de 1927 a 1932.

Biografia do Autor

Katia Cibelle Machado Pirotta, Instituto de Saúde e Universidade de São Paulo

Cientista Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo; mestra e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo; possui Pós-Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo da Universidade de São Paulo - Brasil. Pesquisadora-Científica do Instituto de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Brasil.

Alessandro Soares da Silva, Universidade de São Paulo

Filósofo pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais; mestre e doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo; livre-docente pela Universidade de São Paulo, possui Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo; docente do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Edição

Seção

Artigos