Sindicato das bichas?! O Gatho entre memórias e invisibilidades em produções jornalísticas na redemocratização

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o modo como a produção discursiva da mídia jornalística pernambucana apresentou as demandas políticas do Gatho, primeiro grupo organizado do movimento LGBT em Pernambuco, na década de 1980. Em nossas análises, traçamos aproximações à literatura sobre o movimento denominado “homossexual” durante o processo de redemocratização do país, destacando dinâmicas e jogos de força que atuaram naquele período. As analíticas acerca da produção jornalística a que nos debruçamos estão organizadas a partir de repertórios discursivos em quatro eixos: 1) narrativas contra-hegemônicas do Gatho; 2) narrativas sobre primeiros encontros organizados pelo movimento homossexual; 3) críticas do Gatho à mídia sensacionalista; 4) articulação do Gatho com a comunidade/produção acadêmica. Os resultados construídos colaboram para dar visibilidade a experiências raramente referidas à história do movimento LGBT no Brasil, que, em geral, prioriza as narrativas do Sul e Sudeste do país.

Biografia do Autor

Benedito Medrado, UFPE

Doutor em psicologia pela PUCSP (2002); professor titular da UFPE, coordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades; bolsista de produtividade do CNPq

Wanderson Vilton Nunes da Silva , UFPE

Psicólogo, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE (PNPD/CAPES), GEMA/UFPE.

Arles Monaliza Rodrigues Nascimento, UFPE

Psicóloga sanitarista, mestra e doutoranda em Psicologia (UFPE), integrante do Núcleo feminista de pesquisas em gênero e masculinidades (GEMA).

Maríllia Gabriella Torres de Andrade, UFPE

Psicóloga e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE, integrante do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades

Naylla Sondahl, UFPE

Graduanda do curso de Psicologia na UFPE, integrante do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (GEMA-UFPE)

Maria Vitória Pereira Cordeiro, UFPE

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Uninter.

Jackson Cavalcanti Junior, Prefeitura de Olinda

Um dos fundadores do Grupo de Atuação Homossexual - GATHO (1980-1990); um dos criadores, de fato, do Arquivo Público de Olinda (1983), membro do Fórum LGBT de Pernambuco (2016), da Equipe Brasil de Documentação do LibreOffice (2021) e; do Observatório Popular de Olinda (2021).

Downloads

Publicado

2024-01-29

Edição

Seção

Artigos