Escolarização de piauienses cegos: memórias sociais e lutas por direitos educacionais

Autores

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a busca por direitos das pessoas cegas no sistema formal de ensino piauiense, bem como conhecer a partir das suas trajetórias escolares, os elementos influenciadores para a inserção no mundo do trabalho. Foi realizada através da metodologia da história oral, por meio de entrevistas sobre trajetórias de escolarização de 10 pessoas cegas. As entrevistas foram exploradas por meio da Análise de Conteúdo, e analisadas sob a perspectiva crítica da Psicologia Escolar. Os resultados revelam que houve necessidade de luta pelos direitos escolares, desde a negação de matrículas, até o processo de ensino-aprendizagem com práticas discriminatórias e excludentes. Tais dificuldades influenciaram seus projetos de vida após a Educação básica. Verificou-se a necessidade do fortalecimento da identidade política dessas pessoas, bem como maior comunicação entre suas demandas educacionais, com poder legislativo, e políticas públicas de inclusão escolar.

Biografia do Autor

Geovane de Sousa Oliveira Filho, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) 2015-2019. Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) 2020-2021. Monitor da disciplina Genética Humana aplicada à Psicologia no primeiro semestre do ano de 2017 pela Universidade Federal do Piauí. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar (PSIQUED) desde 2017. Membro do Fórum Sobre Medicalização na Educação e Sociedade - Núcleo Piauí (Desde 2017). Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no segundo semestre do ano de 2018 e primeiro semestre do ano de 2019. Atuou como estagiário no Serviço Escola de Psicologia da Universisade Federal do Piauí em Parnaíba, desde o segundo semestre do ano de 2018 até o segundo semestre do ano de 2019, com ênfase em Terapia Cognitivo-comportamental. Atua nos seguintes temas: Psicologia Escolar Educacional, Desenvolvimento Humano, Queixa Escolar, Fenômeno da Medicalização na Educação e Sociedade, Atuação de Psicólogos em Políticas Públicas, Políticas Públicas para a Educação e Inclusão Escolar.

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009;2012). Pós-Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. É professor-pesquisador associado do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Ciência Política da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Indicado ao Prêmio Jabuti na área de Ciências Humanas no ano de 2020, pela obra "A Psicologia Escolar e a Educação de Jovens e Adultos". Pesquisador no grupo de pesquisa Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica, vinculado ao Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE da Universidade de São Paulo/USP. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2020-atual). Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. Compõe o GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia/ANPEPP. Membro do GT Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia. Compõe o Conselho Editorial e é Revisor Técnico das seguintes editoras: Artmed, Mercado das Letras, Brazil Publishing, Penso, Appris, CRV, Juruá e Pimenta Cultural. Possui experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional; Coordena o PSIQUED, Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, vinculado ao CNPQ. Atua principalmente nos seguintes temas: Queixa Escolar; Fracasso Escolar; Medicalização e Patologização da Educação e da Sociedade; Atuação e Formação do Psicólogo Escolar; Problemas na Escolarização, Vulnerabilidade e Desigualdade Social, Psicologia e Política Educacional, Psicologia Escolar, contextos e práticas emergentes. Psicologia e Proposições Legislativas. Interfaces da Psicologia com Literatura, Cinema e Gastronomia. ORCID: 0000-0003-2046-8463.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Edição

Seção

Artigos