Perspectiva decolonial e educação: reflexões a partir de experiências

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Resumo

O presente artigo teve como objetivo realizar um estudo bibliográfico acerca das consequências da colonialidade, seu efeito na subjetividade do povo condenado, e como sua influência impacta a proposta educativa do país. Foi concluído que a colonialidade ainda exerce grande influência tanto na estrutura social quanto no pensar e ser dos povos subalternos, incluindo aqui a estrutura escolar, que desumaniza e pacifica o educando através de uma lógica similar à utilizada pelos colonizadores na dominação dos povos colonizados, onde apenas a figura de autoridade é detentora da sabedoria, portanto, sendo única referência válida do que é ser de verdade. É apontada a necessidade de a educação ser reconstruída através da participação popular, pautada nas singularidades materiais, históricas e dialéticas do local, onde os educandos não sejam apenas objetos da educação, mas sim atores de sua própria constituição social.

Biografia do Autor

Leonardo Colossi Torres, UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduando em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2016-2021).

Janine Moreira, UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação realizado na Universidade de Córdoba, na Espanha (2000), e convalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação na Universidade de Murcia, na Espanha (2016). É professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) de Criciúma. Desenvolve projetos na área de educação em saúde, educação permanente em saúde, políticas públicas de saúde em sua interface com processos educativos e patologização e processos de subjetivação. Teoricamente, trabalha com a teoria existencialista, com a educação popular e com os estudos decoloniais.

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Publicado

2024-01-29

Edição

Seção

Artigos