Sexualidade e pessoas com deficiência: revisão integrativa da literatura

Autores

Resumo

Nosso objetivo foi analisar a literatura sobre a sexualidade da pessoa com deficiência. Metodologicamente, o estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, onde analisamos 86 artigos científicos sobre o tema publicados em português, inglês e espanhol, entre 2015-2021. Os dados foram analisados de maneira descritiva através de um instrumento denominado “protocolo de RI” e posteriormente a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultados, construímos sete categorias, a saber: 1º) Reconhecer a sexualidade de pessoas com deficiência; 2º) A experiência de mulheres com deficiência; 3º) A experiência de homens com deficiência; 4º) Relacionamentos amorosos; 5º) Orientação sexual e deficiência; 6º) Serviços sexuais, 7º) Educação sexual, que discutem desafios e mitos sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. Por fim, concluímos que é necessário um esforço coletivo, social e político para que pessoas com deficiência tenham seu direito ao exercício da sexualidade garantido.

Biografia do Autor

Daniel Cerdeira de Souza

Doutor em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Florianópolis, Santa Catarina.

Aline de Lima Sousa

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário do norte - UNINORTE, Manaus, Amazonas. 

Mateus Alves da Silva

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Florianópolis, Santa Catarina.

Fernanda Souza Ferreira

Mestranda em Psicologia pela Uiversidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco.

Eduardo Jorge Sant’Ana Honorato

Doutor em Saúde Pública pela FIOCRUZ/Rio de Janeiro. Professor associado da Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, Amazonas. 

Downloads

Publicado

2024-06-05

Edição

Seção

Dossiê Psicologia e Políticas da Deficiência: ativismos, aleijamentos e a luta a