A(s) Identidade(s) em movimento: ações coletivas e multiplicidade nas trajetórias juvenis

Autores

  • Tania Regina Raitz Universidade do Vale do Itajaí-SC
  • Franciele Universitat Abat Oliba CEU (UAO-CEU)
  • Tarsilla Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

Este texto trata de um ensaio teórico que busca discutir questões relativas ao conceito de identidade ou identidade(s), na perspectiva de alguns autores da Sociologia e da Psicologia Social Crítica, direcionando às ações coletivas e trajetórias juvenis. As elaborações sobre identidade têm como contribuição principal essencial a obra de Alberto Melucci (2006), compondo um esquadrinhamento teórico referencial no estudo realizado. Ao refletirmos sobre a identidade em movimento e a multiplicidade nas trajetórias juvenis percebemos por meio da literatura especializada e analisada que não podemos negar os contextos múltiplos que lançam mão os jovens para tomar as suas decisões e estratégias escolares e laborais. As trajetórias juvenis se apresentam oscilantes, não-lineares, caracterizadas por rupturas, uma série de transformações e rearranjos vividos, assim como a própria constituição das identidades(s). Os jovens vivem situações de experimentação em suas trajetórias pessoais e profissionais num movimento que se apresenta circulante, fluído e incerto. 

Biografia do Autor

Franciele, Universitat Abat Oliba CEU (UAO-CEU)

Doutora em Educação e Sociedade, pela da Universitat de Barcelona (2017). Mestre em Pesquisa em Didática, Formação e Avaliação Educativa, pela Universitat de Barcelona (2010). Licenciada em Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Ganhadora do Prêmio CEU Ángel Herrera à Excelência, por reconhecimento ao melhor trabalho docente (2020). É professora associada à Faculdade de Educação da Universitat de Barcelona (UB). Professora colaboradora doutora na Faculdade de Comunicação, Educação e Humanidades da Universitat Abat Oliba CEU (UAO-CEU). Professora associada à Faculdade de Educação da Universidad Internacional de La Rioja (UNIR). É membro integrante do grupo de pesquisa consolidado 'TRALS: Transiciones Académicas y Laborales' e do grupo de inovação docente consolidado 'MIDE-me', ambos da Faculdade de Educação da Universitat de Barcelona. É colaboradora do grupo de pesquisa consolidado 'TRIVIUM: Educación, Familia y Escuela Inclusiva', da Universidad Abat Oliba CEU.  Áreas de atuação docente e de pesquisa: Relação Pedagógica; Tecnologia Educativa; Transições acadêmicas e laborais; Metodologias de Pesquisa em Ciências Sociais; Educação Matemática.

Tarsilla, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2022-2025), Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc (2017) com graduação em Administração Pública (2013), Pedagogia (2009) e Normal Superior (2008). Atua como: Professora dos Cursos de Graduação da UniAvan.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos