O direito da Pessoa com Deficiência ao Ensino Regular

por uma educação na convivência.

Autores

  • Gabriela Vieira de Abreu UFES
  • Dra. Janaína Mariano César UFES

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a importância do direito das Pessoas com Deficiência ao Ensino Regular. A pesquisa foi realizada a partir da prática profissional de Mediação Escolar em duas escolas regulares e privadas da região Sudeste do Brasil. O trabalho desenvolve-se com base na análise dos Diários de Pesquisa, como pensado pela Análise Institucional. Como referência teórica destaca-se os Estudos da Deficiência. Afirma-se a convivência como fator necessário para a construção de uma Educação Inclusiva, e o conversar como promovedor de convivência, em contrapartida as práticas normalizadoras, capacitistas e segregadoras, que impedem uma sociedade inclusiva.

Biografia do Autor

Dra. Janaína Mariano César, UFES

É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/PPGPSI). Como pesquisadora desenvolve seu trabalho na vinculação com a Rede de Estudos de Práticas Conectivas em Políticas Públicas (Conectus). Dedica-se à atuação e estudos relacionados aos processos de produção de subjetividade, processos formativos, ética, processos grupais e clínico-institucionais.

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Publicado

2024-10-03

Edição

Seção

Artigos