Psicólogas bilíngues em português/libras

histórias para inspirar e (in)formar

Autores

  • Lucila Lima da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Ingrid Moura Barroso Rodrigues Universidade Federal Fluminense

Resumo

Esse artigo tem como objetivo trazer contribuições para profissionais e estudantes de Psicologia que buscam formar-se como bilíngue em Português / Língua Brasileira de Sinais. A partir da narrativa das experiências das duas autoras, levantamos os pontos que entendemos como principais para a atuação com a comunidade surda sinalizante ou bilíngue. Apostamos na potência do encontro com a diferença para a atuação com as pessoas surdas, na busca da construção de um mundo comum. Nossas narrativas vêm para esse artigo não como anedotas, mas como histórias únicas que podem se conectar com outras histórias, e nesse movimento o pessoal se faz político. Esperamos, com isso, que profissionais ou futuras profissionais de psicologia bilíngues possam se sentir inspiradas e menos solitárias nos seus processos de formação e atuação.

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Publicado

2024-06-05

Edição

Seção

Dossiê Psicologia e Políticas da Deficiência: ativismos, aleijamentos e a luta a