O encontro com os estudos feministas da deficiência e a produção de narrativas insurgentes

Autores

Resumo

O objetivo deste texto foi o de apresentar as contribuições do encontro com os estudos feministas da deficiência para a construção de narrativas insurgentes, comprometidas com a luta anticapacitista. Para tanto, apresentamos brevemente os estudos da deficiência com ênfase nas contribuições das autoras feministas. Em seguida, destacamos as contribuições da justiça defiça (disability justice) para a construção de pessoas politicamente com deficiência. Após, a partir da perspectiva de uma política feminista de escrita localizada (Haraway, 1995), narramos nossos encontros com os estudos feministas da deficiência. Por fim, partindo de nossas vivências e encontros com os estudos feministas da deficiência, apontamos contribuições para a construção de narrativas insurgentes, que coadunam com a produção de novas formas de se relacionar com a deficiência - as quais desafiam o capacitismo estrutural e corroboram com a produção de sujeitos políticos. Também defendemos a difusão deste campo no currículo do ensino médio e superior.

Biografia do Autor

Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina

Marivete Gesser (marivete.gesser@ufsc.br) Ph.D. in Psychology (UFSC), Professor in the Graduate Program at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and Coordinator of the Center for Disability Studies (NED). She studies the intersections of gender, sexuality, race, poverty, and disability in Brazil; public policy and human rights; disability justice and inclusive education.

Laureane Marília de Lima Costa, USP

Psicóloga bolsista na Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais da Universidade Federal de Jataí (CAPE/UFJ), colaboradora externa no Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEdI/UDESC), pesquisadora no Instituto Cáue, doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (PPGE/UFJ), especialista em Psicoterapia Analítico-Comportamental pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC). Integra os grupos de estudos do Núcleo de Estudos sobre Deficiência da Universidade Federal de Santa Catarina (NED/UFSC) e do Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEdI/UDESC). Tem interesse em: Educação Sexual Emancipatória, Estudos Feministas da Deficiência, Educação Inclusiva, Ensino Superior.

Karla Garcia Luiz, UFSC

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (2008), especialista em Educação Especial pela UNINTER (2011), mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e em doutoramento em Psicologia Social também pela Universidade Federal de Santa Catarina (término previsto em dez/2022). Integrante do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED/UFSC, desde 2012). Servidora pública federal no cargo de psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus São José (desde 2015). É mulher e mãe com deficiência, pesquisadora, palestrante e ativista na área dos Estudos da Deficiência.

Thaís Becker Henriques Silveira, USP

Mestranda em Direito pela Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Titular do Prêmio Alumni 32 Luiz Carlos Cancellier de Olivo por Envolvimento Estudantil com a UFSC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para Inclusão Social (GEPPIS/USP), da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM/USP) e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED/UFSC). Residente no Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público de Santa Catarina. Ativista e pesquisadora na área dos direitos das pessoas com deficiência, com foco na intersecção do gênero e da deficiência no âmbito da violência doméstica e familiar. Durante a graduação integrou o Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF/UFSC) e foi pesquisadora de iniciação científica - PIBIC.

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Publicado

2024-06-05

Edição

Seção

Dossiê Psicologia e Políticas da Deficiência: ativismos, aleijamentos e a luta a