Práxis política em ocupações estudantil brasileiras nos anos de 2015 e 2016

Autores

Resumo

Ocupações estudantis cujas pautas gerais defendiam a educação pública e se organizavam de forma augestionária marcaram os anos de 2015 e 2016 no Brasil. O presente artigo objetiva abordar dimensões da práxis política de jovens durante ocupações estudantis paulistas nos referidos anos. O corpus empírico da pesquisa foi construído por meio de grupos focais, entrevistas e observações participantes com estudantes de quatro cidades brasileiras do estado de São Paulo / Brasil. Além da categoria práxis política, referenciais da psicologia política subsidiaram a análise do corpus. A partir do material empírico, discute-se sobre a suposta espontaneidade dos movimentos, bem como o processo de tomada dos espaços, organização e liderança. Entende-se que a práxis política dos jovens abordados na pesquisa teve significativos traços criativos, reflexivos e multitudinários. Por fim, evidencia-se que, mesmo diante de dificuldades, desgastes e limites, os ganhos advindos da práxis política se deram em dimensões materiais, relacionais e organizativas.

Biografia do Autor

Leandro Amorim Rosa, UFAC

Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador Visitante na Vrije Universiteit Amsterdam (2018) e na Università degli Studi di Milano-Bicocca (2012/2013). Possui graduação (2010) e mestrado (2013) em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).  Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Políticas e Comunidades (GEPPOC). Coordenador do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa Psicossocial Euclides Fernandes Távora (Nepse). Possui experiência em pesquisa e assessoria junto a movimentos sociais e socioambientais.

Salvador Antonio Mireles Sandoval, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, SP, Brasil

Graduação em Latin American Studies - University of Texas at El Paso (1969), Mestrado em Ciência Politica - University of Texas at El Paso (1970), Mestrado em Ciência Politica - The University of Michigan at Ann Arbor (1971) e Doutorado em Ciência Politica - The University of Michigan at Ann Arbor (1984). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, e professor assistente doutor aposentado da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Tem experiência nas áreas de Psicologia Política, Psicologia Social Comunitária, Teorias Sociológicas de Mudanças Sociais, Ciências Sociais da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia politica, participação politica em movimentos sociais, processos de conscientização politica, educação politica, educação popular, comportamento politico coletivo e conflitos sociais. Realizou pós-doutorado no Center for the Study of Social Change, New School for Social Research, New York (1995), e pesquisador convidado no David Rockefeller Center for Latin American Studies, Harvard University como J.P Lemann Visiting Scholar (2000). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social-ABRAPSO, socio-fundador e ex-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Politica-ABPP e fundador da Revista Psicologia Política sendo um dos primeiros co-editores da revista . Professor visitante na Concordia University, Montreal Canadá em 2008 e em 2012. Membro fundador da Associación Ibero-Latino-Americana de Psicologia Politica em 2011. Professor, Departamento de Sociologia, Universidad Autônomo Metropolitana, Cidade do México,México 1974-1978.

Downloads

Publicado

2024-10-03

Edição

Seção

Ocupações, Greves, Protestos e Dinâmicas Políticas Atuais