As dificuldades de aprendizagem e a ciência psiquiátrica: uma leitura crítica.

Autores

  • Maria Alice Moreira Lima PUC Minas

Resumo

Neste artigo propõe-se uma análise crítica dos modos como as dificuldades de aprendizagem foram abordadas pela ciência psiquiátrica, quando de seu surgimento como um problema social. A despeito da diversidade de teorias sobre a criança e seu desenvolvimento, produzidas na primeira metade do século XX, identificamos a predominância de uma abordagem funcionalista. Tendência evidente tanto nos esforços em busca de uma causalidade orgânica quanto na consideração de uma ‘causalidade psíquica’ nas justificativas das dificuldades de aprendizagem. Em ambos os casos fica patente o silenciamento das  crianças, tratadas como mero objeto das mais diversas especulações científicas. 

Biografia do Autor

Maria Alice Moreira Lima, PUC Minas

Psicanalista.

Professora do Deparamento de Psicologia da PUCMinas, nas disciplinas de 'Psicologia e Educação', 'Psicopedagogia' e 'Psicologia: ciência e profissão'. Supervisora de Estágios.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG.

Publicado

2015-11-28