Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Certifico que a contribuição é original e referente à psicologia e/ou áreas afins;
  • Encontro-me ciente de que o manuscrito submetido à Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia será submetido a uma avaliação preliminar editorial (desk review), a fim de garantir que ele cumpra os padrões de qualidade e relevância para a publicação. Nessa avaliação, será considerada a aderência ao escopo da revista e às normas de publicação do manuscrito, a qualidade e originalidade do estudo, a adequação e rigor dos métodos utilizados, a estrutura e clareza da linguagem, o atendimento aos padrões éticos, especialmente em pesquisas envolvendo seres humanos, e a relevância das referências utilizadas. Após a avaliação preliminar, se o manuscrito for considerado adequado, será enviado a dois membros do Conselho Editorial ou consultores ad hoc para avaliação cega por pares.
  • No manuscrito submetido consta carta assinada por todos os autores, anexada no campo ‘documento suplementar’ (verificar em diretrizes para autores o conteúdo que deve conter a carta)?
  • No caso de manuscrito resultante de pesquisas envolvendo seres humanos e/ou referentes a intervenções (diagnósticas ou terapêuticas) consta a cópia do parecer favorável do Comitê de Ética da Instituição de origem ou outro credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde, de acordo com o que prevê a Resolução 196/96 do referido Conselho?
  • No manuscrito submetido contém, nesta ordem: título, título abreviado, resumo, palavras-chave (em português, inglês e espanhol, nesta ordem, e, se aplicável, francês)? Os resumos deve ter entre 700 e 1.000 caracteres, com espaços. Em uma nova página, contém o texto a ser avaliado?
  • Na contribuição submetida consta o preenchimento obrigatório do ‘metadados da submissão’ em português (Brasil), inglês e espanhol?
  • Na contribuição submetida consta texto sem qualquer identificação de autoria, seja no cabeçalho, seja no corpo do texto, ou nas propriedades do documento, para avaliação pelos consultores?
  • A contribuição submetida encontra-se rigorosamente de acordo com as normas de publicação exigidas por Arquivos Brasileiros de Psicologia, segundo as Diretrizes do autor, encontradas na seção "Sobre" da Revista?
  • Certifico que todos os autores do texto submetido estão cadastrados no sistema com seus respectivos dados biográficos.

Diretrizes para Autores

A revista Arquivos Brasileiros de Psicologia é órgão oficial do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), editada com periodicidade contínua sob a responsabilidade do Programa de Pós-graduação em Psicologia (IP-UFRJ). A ABP publica trabalhos em Psicologia e áreas afins que tragam uma contribuição relevante para a ciência psicológica, em português (Brasil), espanhol, inglês ou francês, nas seguintes categorias:

 

Artigo de Pesquisa

Artigos de pesquisa que tragam contribuições empíricas, utilizando metodologia científica, e teóricas que contribuam para o desenvolvimento da ciência psicológica de maneira relevante e significativa. O manuscrito, com, no máximo, 50.000 caracteres com espaços, deve incluir as seções: Resumo, Introdução, Método, Resultados, Discussão e Referências.

Resenha de livro

Apresentação e análise crítica de livros relevantes para a psicologia e áreas afins, nacionais ou estrangeiros, regularmente publicados no mercado editorial nos últimos dois anos. Não são necessários resumo e palavras-chave: máximo de 16.000 caracteres com espaços.

Seção aberta

A Seção Aberta publica relatos de pesquisas ou trabalhos apresentados em reuniões científicas ou eventos culturais (e.g., conferências nacionais e internacionais); entrevistas; artigos internacionais, já publicados no exterior, mas inéditos no Brasil.

 

PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Os manuscritos submetidos à Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia serão submetidos a uma avaliação preliminar editorial (desk review), a fim de garantir que eles cumpram os padrões de qualidade e relevância para a publicação. Nessa avaliação, será considerada a aderência ao escopo da revista e às normas de publicação do manuscrito, a qualidade e originalidade do estudo, a adequação e rigor dos métodos utilizados, a estrutura e clareza da linguagem, o atendimento aos padrões éticos, especialmente em pesquisas envolvendo seres humanos, e a relevância das referências utilizadas. Após a avaliação preliminar, se o manuscrito for considerado adequado, será enviado a dois membros do Conselho Editorial ou consultores ad hoc para avaliação cega por pares. Dois pareceres favoráveis indicarão a aceitação final para publicação. Em caso de pareceres contraditórios, um terceiro parecer será solicitado.

Os manuscritos a serem avaliados devem ser submetidos exclusivamente via internet, por meio do link:

http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp

O primeiro passo é cadastrar-se como autor no mesmo endereço. Em caso de artigos com múltipla autoria, os nomes de todos os autores deverão constar no metadados da submissão, obrigatoriamente. O cadastramento dos autores deve responder à ordem de autoria: a ordem que figura na submissão será respeitada na publicação, em caso de aceitação do artigo. Para incluir mais de um autor, clicar em “incluir autor” e o campo ficará disponível para preenchimento.

Todo e qualquer texto encaminhado à Revista deve ser acompanhado de carta assinada por todos os autores, onde esteja explicitada a intenção de submissão ou nova submissão do trabalho para publicação e a declaração de responsabilidade pelos aspectos éticos e a autoria do trabalho. Igualmente, deverá constar que o trabalho não foi apresentado, na íntegra, em outro veículo de informação, nem está em avaliação por outro periódico. Os autores devem revelar eventuais conflitos de interesse (profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos) que possam influenciar os resultados da pesquisa. De maneira semelhante, os autores devem revelar todas as fontes de financiamento envolvidas no trabalho. Devem garantir também que respeitaram a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Todos os documentos complementares devem ser anexados pelo sistema eletrônico de editoração, em arquivo de imagem ou de texto.

Artigos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos e/ou referentes a intervenções (diagnósticas ou terapêuticas) deverão ser acompanhados de cópia do parecer favorável do Comitê de Ética da Instituição de origem ou outro credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde, de acordo com o que prevê a Resolução 466/12 do referido Conselho. A cópia do parecer favorável deve ser anexada no campo “incluir documento suplementar” do metadados.

A Arquivos Brasileiros de Psicologia obedece ao sistema de avaliação por pares (double blind review), processo que preserva a identidade dos autores e consultores. Os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a identificação de autoria do manuscrito.

Os manuscritos submetidos serão inicialmente apreciados pela Comissão Editorial. Caso não sejam rejeitados no desk-review, serão encaminhados para avaliação pelos pares, de acordo com o seguinte procedimento:

  1. Encaminhamento para emissão de parecer a dois consultores ad hoc ou a dois membros do Conselho Editorial da revista.
  2. Recepção dos pareceres, com recomendação para aceitação (com ou sem modificações) ou recusa. No caso de recomendação com modificações, os autores serão notificados das sugestões com a maior brevidade possível (os pareceres serão disponibilizados para os autores, preservadas as identidades dos consultores).
  3. As modificações realizadas pelos autores devem estar destacadas em vermelho nos manuscritos revisados. O manuscrito revisado deve ser acompanhado de uma carta-resposta às recomendações dos pareceristas.
  4. Os manuscritos reformulados serão examinados pela Comissão Editorial que decidirá, com base nas recomendações dos consultores, pela aceitação para publicação, pela necessidade de reformulações adicionais ou pela recusa do manuscrito para publicação. Em caso de aceitação para publicação, a Comissão Editorial reserva-se o direito de introduzir pequenas alterações para efeito de padronização conforme os parâmetros editoriais da revista.
  5. A decisão final acerca da publicação ou não do manuscrito é sempre da Comissão Editorial.
  6. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é daqueles que o escrevem.

ASPECTOS A RESPEITAR NO TEXTO SUBMETIDO

Os manuscritos poderão ser escritos em português (Brasil), espanhol, francês ou inglês e conter resumos em português (Brasil), inglês e espanhol; no caso de trabalhos em francês, incluirão igualmente resumo nessa língua. Em todas as línguas: o título do manuscrito deve conter até 10 palavras, resumos devem ter entre 700 e 1.000 caracteres com espaços, devem ser indicadas de três a cinco palavras–chave separadas por ponto-e-vírgula. O título abreviado, na língua principal do manuscrito deve conter até 50 caracteres com espaço. Os textos deverão respeitar as normas da 7a edição do Publication Manual da American Psychological Association (APA), (www.apastyle.org):

  • Indicar obrigatoriamente, nos metadados, ‘área do conhecimento acadêmico’, palavras-chave e agências de financiamento, se houver.

Artigos

Artigos de pesquisa que tragam contribuições empíricas, utilizando metodologia científica, e teóricas que contribuam para o desenvolvimento da ciência psicológica de maneira relevante e significativa. O manuscrito, com, no máximo, 50.000 caracteres com espaços, deve incluir as seções: Resumo, Introdução, Método, Resultados, Discussão e Referências.

Relatos de experiência profissional

Relato inédito de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção pontual ou estudo de caso relevante para o progresso da ciência psicológica, contendo descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, análise de implicações conceituais.

Resenhas

Apresentação e análise crítica de livros relevantes para a psicologia e áreas afins, nacionais ou estrangeiros, regularmente publicados no mercado editorial nos últimos dois anos.

Seção Aberta

A Seção Aberta publica relatos de pesquisas ou trabalhos apresentados em reuniões científicas ou eventos culturais (p.e., conferências nacionais e internacionais); entrevistas; artigos internacionais, já publicados no exterior, mas inéditos no Brasil.