Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Certifico que a contribuição é original e referente à psicologia e/ou áreas afins;
- Encontro-me ciente de que a contribuição submetida ao Conselho Editorial da Revista, desde que de acordo com as normas para publicação, será submetida a dois membros do Conselho Editorial ou consultores <i>ad hoc</i> para avaliação cega e ciente outrossim de que pequenas alterações ortográficas no texto poderão ser feitas a critério do Conselho Editorial da revista, sem consulta aos autores.
- Na contribuição submetida consta carta assinada por todos os autores, scaneada e anexada no campo ‘documento suplementar’ (verificar em diretrizes para autores o conteúdo que deve conter a carta)?
- Na contribuição submetida, no caso de artigos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos e/ou referentes a intervenções (diagnósticas ou terapêuticas) consta a cópia do parecer do Comitê de Ética da Instituição de origem ou outro credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde, de acordo com o que prevê a Resolução 196/96 do referido Conselho? Em textos contendo dados de casos clínicos, consta um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido?
- Na contribuição submetida consta, nesta ordem: título em português (Brasil), resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, keywords, título em espanhol, resumen e palabras clave? Em uma nova página, o texto a ser avaliado?
- Na contribuição submetida consta título em português (Brasil), com até 10 palavras e com apenas a primeira letra capsulada (caixa alta)?
- Na contribuição submetida consta título em inglês, com até 10 palavras e com apenas a primeira letra capsulada (caixa alta)?
- Na contribuição consta título em espanhol, com até 10 palavras e com apenas a primeira letra capsulada (caixa alta)?
- Na contribuição submetida consta resumo em português (Brasil) (mínimo de 700 caracteres com espaços e máximo de 1.000 caracteres com espaços)?
- Na contribuição submetida consta resumo em inglês (mínimo de 700 caracteres com espaços e máximo de 1.000 caracteres com espaços)?
- Na contribuição submetida consta resumo em espanhol (mínimo de 700 caracteres com espaços e máximo de 1000 caracteres com espaços)?
- Na contribuição submetida constam palavras–chave em português (Brasil): de três a cinco, separadas por ponto-e-vírgula?
- Na contribuição submetida constam palavras–chave em inglês: de três a cinco, separadas por ponto-e-vírgula?
- Na contribuição submetida constam palavras-chave em espanhol: de três a cinco, separadas por ponto-e-vírgula?
- Na contribuição submetida consta o preenchimento obrigatório do ‘metadados da submissão’ em português (Brasil), inglês e espanhol?
- Na contribuição submetida consta texto, sem qualquer identificação de autoria, seja no cabeçalho, seja no corpo do texto, ou nas propriedades do documento, para avaliação pelos consultores?
- A contribuição submetida encontra-se rigorosamente de acordo com as normas de publicação exigidas por Arquivos Brasileiros de Psicologia, segundo as Diretrizes do autor, encontradas na seção "Sobre" da Revista?
- Certifico que todos os autores do texto submetido estão cadastrados no sistema com seus respectivos dados biográficos.
Artigos
A seção artigos publica trabalhos originais contendo relatos de pesquisa com dados empíricos, reflexões teóricas e revisão sistemática da literatura nas diversas sub-áreas da Psicologia e áreas afins com o objetivo de promover e divulgar o conhecimento científico, bem como discutir o significado de práticas tanto no campo profissional como no da pesquisa.
Relatos de experiência profissional
Texto com descrição de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção pontual ou estudo de caso, contendo descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, análise de implicações conceituais.
Resenhas
Apresentação e análise crítica de livros relevantes para a psicologia e áreas afins, nacionais ou estrangeiros, regularmente publicados no mercado editorial nos últimos dois anos.
Declaração de Direito Autoral
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Arquivos Brasileiros de Psicologia.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de acesso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Reprodução parcial de outras publicações
Manuscritos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações.
O manuscrito que contiver reprodução de uma ou mais figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada em Arquivos Brasileiros de Psicologia. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância Arquivos Brasileiros de Psicologia e os autores dos trabalhos publicados nesta Revista repassarão direitos assim obtidos.