Bozhovich, personalidade e psicologia histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.36482/arbp.v75i1.18863Palavras-chave:
Bozhovich, Personalidade, Vigotski, Histórico-CulturalResumo
O tema abordado pela pesquisa é o desenvolvimento ontogênico da personalidade, sob a ótica da autora russa Lydia Il’inichna Bozhovich, que está inserida na Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvida por Vigotski com o auxílio de Luria e Leontiev. Assim, o objetivo que se coloca para a pesquisa é entender se a obra de Bozhovich segue os preceitos postulados por Vigotski de fato. Dessa forma, os principais trabalhos sobre personalidade de Bozhovich em inglês e espanhol foram lidos e sistematizados. A análise crítica dessa obra foi embasada em obras vigotskianas que tratam do mesmo assunto e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica conceitual de abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Os resultados obtidos com a comparação das obras de Bozhovich e Vigotski indicam que a autora buscou ampliar a teoria e as ideias vigotskianas, mantendo-se fiel às premissas da Psicologia Histórico-Cultural.Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Arquivos Brasileiros de Psicologia.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de acesso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Reprodução parcial de outras publicações
Manuscritos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações.
O manuscrito que contiver reprodução de uma ou mais figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada em Arquivos Brasileiros de Psicologia. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância Arquivos Brasileiros de Psicologia e os autores dos trabalhos publicados nesta Revista repassarão direitos assim obtidos.