Adolescência e síndrome de Down na tela

Autores

  • Camilla Zachello IP/UFRGS
  • Fernanda Mantese Paul IP (UFRGS)
  • Roselene Gurski PPG Psicanálise: Clínica e Cultura

Palavras-chave:

adolescência, psicanálise, síndrome de Down

Resumo

Este artigo, escrito na forma de ensaio, propõe-se a discutir algumas nuances da passagem adolescente vivida pelos sujeitos portadores da síndrome de Down, a partir de uma leitura/escuta (Iribarry, 2003) da narrativa do filme Colegas (Galvão, 2013). Entendemos que, ao desvelar alguns traços presentes na narrativa, estamos contribuindo com a reflexão acerca da passagem adolescente com tais sujeitos. Trata-se de um modo de investigação que, ao partir do enlace da tríade psicanálise, educação e cinema, toma as produções da cultura como elementos passíveis de serem lidos/escutados e de produzirem alguma espécie de novo sobre o campo ao qual se debruça – no caso o tema da adolescência e a síndrome de Down. 

Biografia do Autor

  • Camilla Zachello, IP/UFRGS
    graduanda de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Mantese Paul, IP (UFRGS)
    graduanda de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roselene Gurski, PPG Psicanálise: Clínica e Cultura
    Psicanalista. prof. do PPG em Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS) e do IP (UFRGS)

Publicado

2016-03-18