A singularização do laço na educação infantil: por uma indeterminação necessária

Autores

  • Helena Schafirovits Morillo Instituto de Psicologia USP
  • Paula Fontana Fonseca Instituto de Psicologia USP

Resumo

O presente trabalho situa-se na interface da psicanálise com a educação. Partimos da experiência de estágio realizada numa escola de educação infantil e utilizamo-nos da Metodologia IRDI que estuda a relação do educador com o bebê dando ênfase à singularização do laço no ato educativo. Pensando a possibilidade de se sustentar um saber não-todo sobre o outro, onde a indeterminação tem lugar, problematizamos o que chamamos de função-educador e sujeito-educador tendo por pano de fundo situações vividas ao longo do período de estágio com o intuito de discutir o ato educativo no cenário pedagógico contemporâneo.

Biografia do Autor

  • Helena Schafirovits Morillo, Instituto de Psicologia USP
    Graduando do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Paula Fontana Fonseca, Instituto de Psicologia USP
    Psicanalista. Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP. Doutoranda pela FEUSP.

Publicado

2015-11-28