A singularização do laço na educação infantil: por uma indeterminação necessária

Autores

  • Helena Schafirovits Morillo Instituto de Psicologia USP
  • Paula Fontana Fonseca Instituto de Psicologia USP

Resumo

O presente trabalho situa-se na interface da psicanálise com a educação. Partimos da experiência de estágio realizada numa escola de educação infantil e utilizamo-nos da Metodologia IRDI que estuda a relação do educador com o bebê dando ênfase à singularização do laço no ato educativo. Pensando a possibilidade de se sustentar um saber não-todo sobre o outro, onde a indeterminação tem lugar, problematizamos o que chamamos de função-educador e sujeito-educador tendo por pano de fundo situações vividas ao longo do período de estágio com o intuito de discutir o ato educativo no cenário pedagógico contemporâneo.

Biografia do Autor

Helena Schafirovits Morillo, Instituto de Psicologia USP

Graduando do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Paula Fontana Fonseca, Instituto de Psicologia USP

Psicanalista. Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP. Doutoranda pela FEUSP.

Publicado

2015-11-28