Acompanhamento terapêutico escolar e autismo: caminhos para a emergência do sujeito

Autores

  • Verônica Gomes Nascimento Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Alan Souza Pereira Silva Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Maria Virgínia Machado Dazzani Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Acompanhamento Terapêutico, inclusão escolar, autismo

Resumo

O objetivo do artigo é relatar uma experiência de Acompanhamento Terapêutico Escolar com uma criança autista. O acompanhamento foi realizado durante três anos e seis meses, em uma escola particular de Salvador. Os dados foram registrados em um diário de campo e analisados a partir da abordagem psicanalítica. Observaram-se avanços significativos relacionados à emergência do sujeito, como mudanças na fala, no reconhecimento de si, do corpo e no brincar simbólico. A prática mostra-se como um recurso importante para a inclusão e para o desenvolvimento de crianças autistas.

Biografia do Autor

Verônica Gomes Nascimento, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Psicóloga, especialista em Psicomotricidade (pelo Lydia Coriat), mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Áreas: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Escolar, Psicanálise e Infância.

Alan Souza Pereira Silva, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Psicólogo, mestrando em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Áreas: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Escolar, Educação e Psicanálise.

Maria Virgínia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Educação, professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

 

Publicado

2016-03-18