Psicanálise, educação e redes sociais virtuais: escutando os adolescentes na escola
Palavras-chave:
adolescente, redes sociais, escola.Resumo
Resumo
O interesse e a preocupação em relação ao uso que os adolescentes fazem dos dispositivos tecnológicos têm acentuado a cada dia. As redes sociais da internet têm sido utilizadas pelos jovens não só para a comunicação, mas também para a segregação social. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa e intervenção realizada em uma escola pública que teve como tema o uso das redes sociais pelos jovens. Para tanto, utilizou-se a metodologia de conversação de orientação psicanalítica com quatro grupos de adolescentes. Depreendeu-se um processo próprio a cada grupo, além de efeitos das conversações sobre cada sujeito. Descritores: adolescente; redes sociais; escola.
Resumen
El interés y la preocupación por el uso que los adolescentes hacen de los dispositivos tecnológicos han sido más fuerte cada día. Las redes sociales de Internet han sido utilizadas por los jóvenes no sólo para la comunicación, sino también para la segregación social. Este trabajo analiza los resultados de la investigación y la intervención llevada a cabo en una escuela pública cuyo tema fue el uso de las redes sociales por los jóvenes. Para esto, se ulilizó la metodología de conversación psicoanalítica con cuatro grupos de adolescentes. Planteamos un proceso específico para cada grupo, y los efectos de las conversaciones sobre cada sujeto. Palabras Clave: adolescentes; redes sociales; escuela.
Abstract
The interests and concerns regarding the use of technological devices by young people have been growing every day. The internet social networks have been used by adolescents not only for communication, but also for social segregation. It is analyzed in this paper the results of a research intervention, carried out in a public school whose subject was the use of the social networks by adolescents. For this, it was used a conversational methodology psychoanalytic with four groups of adolescents. It was observed a specific process for each group, and also effects of conversations on each subject. Key words: adolescents; social networks; school.