Psicanálise, educação e redes sociais virtuais: escutando os adolescentes na escola

Autores

  • Nádia Laguárdia de Lima UFMG
  • Nayara Serrano Barcelos UFMG
  • Juliana Tassara Berni UFMG
  • Karina de Almeida Casula UFMG
  • Luiza Pinheiro Mendes Ferreira UFMG
  • Ellen Rose Fernandes Figueiredo UFMG
  • Karina Nihari Maciel UFMG
  • Mirella César Ferraz Nunes UFMG
  • Marina Soares Otoni UFMG

Palavras-chave:

adolescente, redes sociais, escola.

Resumo

Resumo

 O interesse e a preocupação em relação ao uso que os adolescentes fazem dos dispositivos tecnológicos têm acentuado a cada dia. As redes sociais da internet têm sido utilizadas pelos jovens não só para a comunicação, mas também para a segregação social. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa e intervenção realizada em uma escola pública que teve como tema o uso das redes sociais pelos jovens. Para tanto, utilizou-se a metodologia de conversação de orientação psicanalítica com quatro grupos de adolescentes. Depreendeu-se um processo próprio a cada grupo, além de efeitos das conversações sobre cada sujeito. Descritores: adolescente; redes sociais; escola.

Resumen

El interés y la preocupación por el uso que los adolescentes hacen de los dispositivos tecnológicos han sido más fuerte cada día. Las redes sociales de Internet han sido utilizadas por los jóvenes no sólo para la comunicación, sino también para la segregación social. Este trabajo analiza los resultados de la investigación y la intervención llevada a cabo en una escuela pública cuyo tema fue el uso de las redes sociales por los jóvenes. Para esto, se ulilizó la metodología de conversación psicoanalítica con cuatro grupos de adolescentes. Planteamos un proceso específico para cada grupo, y los efectos de las conversaciones sobre cada sujeto. Palabras Clave: adolescentes; redes sociales; escuela.

Abstract

The interests and concerns regarding the use of technological devices by young people have been growing every day. The internet social networks have been used by adolescents not only for communication, but also for social segregation. It is analyzed in this paper the results of a research intervention, carried out in a public school whose subject was the use of the social networks by adolescents. For this, it was used a conversational methodology psychoanalytic with four groups of adolescents. It was observed a specific process for each group, and also effects of conversations on each subject. Key words: adolescents; social networks; school.

 

Biografia do Autor

Nádia Laguárdia de Lima, UFMG

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, Doutora em Educação pela UFMG.Coordenadora do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG, membro do LEPSI seção Minas.  

Nayara Serrano Barcelos, UFMG

Aluna de graduação em Psicologia da UFMG, participante do Laboratório de Psicologia e Educaçãodo Departamento de Psicologia da UFMG.

Juliana Tassara Berni, UFMG

Mestranda pela UFMG, Psicanalista/ Psicóloga Clínica, participante do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG

Karina de Almeida Casula, UFMG

Psicóloga pela UFMG; psicanalista, participante do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG.  

Luiza Pinheiro Mendes Ferreira, UFMG

Mestranda em Psicologia pela UFMG,  Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), participante do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG.  

Ellen Rose Fernandes Figueiredo, UFMG

Mestranda em Educação pela FAE/UFMG, bolsista FAPEMIG, Graduada em Psicologia pela UFMG, participante do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG.  

Karina Nihari Maciel, UFMG

Graduanda em Psicologia pela UFMG,  participante do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG. 

Mirella César Ferraz Nunes, UFMG

Graduanda em Psicologia pela UFMG,  participante do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG. 

Marina Soares Otoni, UFMG

Mestranda em Psicologia pela UFMG; psicóloga clínica e psicanalista,   participante do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG. 

Publicado

2015-11-28