Produção do fracasso escolar e o furor avaliativo: o sujeito resiste?

Autores

  • Eric Ferdinando Kanai Passone USP

Palavras-chave:

Avaliação educacional, fracasso escolar, educação, psicanálise

Resumo

Pensar o fracasso escolar como acontecimento do sujeito subverte o discurso do fracasso produzido em grande medida pelo fantasma da avaliação “standard” na gestão do ensino. Nesta perspectiva, interrogam-se o furor avaliativo e os discursos acerca da eficácia e qualidade dos sistemas educacionais, enquanto dispositivos de domesticação  social dos mais novos que acabam por aumentar a psicologização e a medicalização no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Eric Ferdinando Kanai Passone, USP

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2002; Mestre e Doutor em Educação pelo Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/UNICAMP); docente na Faculdade de Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e atua no atendimento psicanalítico de jovens e adultos.

Publicado

2016-03-18