Relação ensino-aprendizagem e a impossibilidade da educação

Autores

  • Julia Maria Borges Anacleto Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

relação ensino-aprendizagem, psicanálise, educação, educação impossível, Piaget

Resumo

O artigo põe em questão o discurso pedagógico hegemônico e sua busca por uma adequação do ensino à “realidade do aluno” a fim de garantir a aprendizagem. Realidade essa apresentada ora como cognitiva, ora como social, e, ainda, como afetiva. Visando sustentar a aprendizagem como efeito de um (des)encontro entre o mestre e o aprendiz, recorre-se à psicanálise como discurso capaz não de reiterar a ilusão de adequação (como se constata em diversas tentativas de aplicação da psicanálise à educação), mas no sentido de afirmar o caráter impossível do educar e, com isso, paradoxalmente, instigar o professor a não renunciar à educação.

Biografia do Autor

Julia Maria Borges Anacleto, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa de Psicanálise e Educação.

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

ARTIGOS