Relação ensino-aprendizagem e a impossibilidade da educação

Autores/as

  • Julia Maria Borges Anacleto Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Palabras clave:

relação ensino-aprendizagem, psicanálise, educação, educação impossível, Piaget

Resumen

O artigo põe em questão o discurso pedagógico hegemônico e sua busca por uma adequação do ensino à “realidade do aluno” a fim de garantir a aprendizagem. Realidade essa apresentada ora como cognitiva, ora como social, e, ainda, como afetiva. Visando sustentar a aprendizagem como efeito de um (des)encontro entre o mestre e o aprendiz, recorre-se à psicanálise como discurso capaz não de reiterar a ilusão de adequação (como se constata em diversas tentativas de aplicação da psicanálise à educação), mas no sentido de afirmar o caráter impossível do educar e, com isso, paradoxalmente, instigar o professor a não renunciar à educação.

Biografía del autor/a

Julia Maria Borges Anacleto, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa de Psicanálise e Educação.

Publicado

2016-04-30

Número

Sección

ARTIGOS