AS PROBLEMÁTICAS ALIMENTARES E A DESNUTRIÇÃO NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS

Autores

  • Ângela Sousa Carvalho Hospital Universitário da UFMA
  • Maria Celina Peixoto Lima Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Karla Patrícia Holanda Martins Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Palavras-chave:

relação mãe-bebê, psicanálise, desnutrição infantil, problemáticas alimentares.

Resumo

Este artigo consiste em uma construção a partir da escuta de mães de crianças com desnutrição, com queixa de problemáticas alimentares, tomando a teoria psicanalítica como referencial teórico. Guardando as devidas particularidades, as crianças aqui pesquisadas apresentam um quadro de desnutrição relacionado à recusa em se alimentar. O sintoma, então, se configura como uma recusa a qualquer alimento que não seja o leite materno, o que aponta para uma dificuldade das mesmas em renunciar ao objeto seio e operar as devidas substituições para outros objetos/alimentos. Pode-se, deste modo, concluir que o diagnóstico da desnutrição infantil deve levar em consideração os fatores psíquicos relacionados ao âmbito da relação mãe-criança.

Biografia do Autor

Ângela Sousa Carvalho, Hospital Universitário da UFMA

Psicóloga, especialista em psicologia clínica, mestra em psicologia, psicóloga da uti neonatal do hospital universitario da UFMA, atua principalmente com os temas de psicanálise e instituições, clínica da intervenção precoce.

Maria Celina Peixoto Lima, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Psicanalista, Doutora em psicologia pela Université
Paris 13 (França), professora do PPG-PSI da Universidade de Fortaleza 

Karla Patrícia Holanda Martins, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Psicanalista, Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) 

Publicado

2014-01-09