AS PROBLEMÁTICAS ALIMENTARES E A DESNUTRIÇÃO NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS
Palavras-chave:
relação mãe-bebê, psicanálise, desnutrição infantil, problemáticas alimentares.Resumo
Este artigo consiste em uma construção a partir da escuta de mães de crianças com desnutrição, com queixa de problemáticas alimentares, tomando a teoria psicanalítica como referencial teórico. Guardando as devidas particularidades, as crianças aqui pesquisadas apresentam um quadro de desnutrição relacionado à recusa em se alimentar. O sintoma, então, se configura como uma recusa a qualquer alimento que não seja o leite materno, o que aponta para uma dificuldade das mesmas em renunciar ao objeto seio e operar as devidas substituições para outros objetos/alimentos. Pode-se, deste modo, concluir que o diagnóstico da desnutrição infantil deve levar em consideração os fatores psíquicos relacionados ao âmbito da relação mãe-criança.
Publicado
2014-01-09
Edição
Seção
ARTIGOS