TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Keywords:
Educação Especial, Psicanálise, Formação de Professores, Leitura, Literatura-Education for Special Needs, Psychoanalysis, Teacher Education, Reading, Literature-Educación Especial, Psicoanálisis, Formación de Profesores, Lectura, LiteraturaAbstract
Frente aos (des)encontros entre o professor e os alunos da inclusão, apostamos em um caminho em que o fazer docente decanta de uma certa artesania de ler. A leitura realiza-se em três tempos e posições: encontra-se com a desarmonia imobilizante que conduz a uma leitura cientificista; transita pelo enfrentamento do estranho e chega à leitura desconstruída, descontínua, que permite a constituição de práticas pedagógicas. Este artigo aborda uma experiência realizada entre 2006 e 2012 com um grupo de professores, em que se analisa especialmente o enunciado de um professor em relação ao seu aluno.
Considering the (mis)matchings involving educators and students with special needs, we have sought to pursue a path that shows us that an educator’s work derives from reading as a craft. The reading takes place at three different times and from three different perspectives: the encounter with an immobilizing disharmony that leads to atechnicist reading; traveling through the confrontation with the bizarre and reaching deconstructed and discontinuous reading, which enables the construction of pedagogical practices. As a study field, it presents an experiment done with a group of educators between 2006 and 2012. The considerations made by one teacher on the student have been analyzed in detail.
Frente a los (des)encuentros entre el profesor y los alumnos de inclusión, apostamos en un camino en el que hacer docente decanta de una cierta artesanía de leer. La lectura se realiza en tres tiempos y posiciones: se encuentra con la desarmonía inmovilizadora que conduce a una lectura cientificista; transita por el enfrentamiento del extraño y alcanza a la lectura deconstruida, discontinuada, que permite la constitución de prácticas pedagógicas. Abarca una experiencia realizada con un grupo de profesores, entre 2006 y 2012, en la cual analizamos especialmente el enunciado de un docente al alumno.