O caso Hans e a educação psicanaliticamente orientada: leitura crítica de uma experiência inaugural

Autores

  • Paula Julianna Chaves Pinto Universidade de Fortaleza
  • Maria Celina Peixoto Lima Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

caso clínico, pequeno Hans, psicanálise, educação

Resumo

Esse artigo consiste na releitura do caso clínico do pequeno Hans problematizando acerca da dificuldade presente na tarefa de educar e tratar simultaneamente uma criança. Mesmo reconhecendo a importância desse estudo para o desenvolvimento da teoria freudiana sobre a sexualidade infantil, nossa discussão recairá sobre o que compreendemos como função “educativa” exercida por Max Graf. Considerando esse caso como uma experiência que inaugura a proposta freudiana de 1933 sobre uma educação psicanaliticamente orientada, conclui-se que, ocupado na função de analista/educador do próprio filho, Graf acaba permitindo o acesso absoluto de Hans à mãe, acentuando seu fracasso enquanto agente da castração.  

Biografia do Autor

Paula Julianna Chaves Pinto, Universidade de Fortaleza

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza

Maria Celina Peixoto Lima, Universidade de Fortaleza

Professora Titular do

Programa de Pós-Graduação em Psicologia 

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

ARTIGOS