De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância.

Autores/as

  • Eric Ferdinando Kanai Passone USP

Palabras clave:

infância, infantil, educação, psicanálise

Resumen

A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho apresenta elementos para pensarmos o infantil em nossas práticas cotidianas com as crianças e adolescentes. Nesse sentido, questionam-se os discursos científicos que produzem uma noção universal, atemporal e ideal de infância, na medida em que tal idealização comporta a recusa do adulto em relação ao seu dever à formação dos mais novos. Destaca-se o estatuto do sujeito do desejo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto.

Biografía del autor/a

Eric Ferdinando Kanai Passone, USP

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2002; Mestre e Doutor em Educação pelo Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/UNICAMP); docente na Faculdade de Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e atua no atendimento psicanalítico de jovens e adultos.

Publicado

2016-04-30

Número

Sección

ARTIGOS