INTERVENÇÃO PSICANALÍTICA CONJUNTA PAIS-FILHOS: Fundamentos Teóricos Clínicos

Autores/as

  • Marines Fátima Cunha Centro de estudos e eventos psicanaliticos de Uberlândia
  • Helga Machado Quagliatto Membro filiado do Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
  • Ludmilla Sousa Chaves Centro de eventos e Estudos Psicanalíticos de Uberlândia

Palabras clave:

Psicanálise de crianças, Intervenção psicanalítica conjunta pais-filhos, Winnicott,

Resumen

A psicanálise de crianças, ao longo de sua história, deparou-se com entraves clínicos que possibilitaram o criar/recriar intervenções analíticas. Em consonância com essas transformações, o presente trabalho pretende apresentar as reflexões de um grupo de estudos/pesquisas, a respeito de uma modalidade clínica com crianças, que prima pela investigação do lugar/relação dos pais no setting - a Intervenção Psicanalítica Conjunta Pais-Filhos. Fundamentados pelo pensamento teórico/clínico de Winnicott, estruturou-se três aspectos de observação da dinâmica familiar: O Infantil; A Comunicação; O Brincar. Estes favorecem a percepção de elementos no manejo clínico, promovendo o desvelar de sentidos para a integração das experiências emocionais de cada integrante do grupo familiar.

Publicado

2013-05-25