Transgressão e criatividade em sala de aula
Palabras clave:
Transgressão, criatividade, constituição do sujeitoResumen
O assunto proposto para este artigo apresenta-se como parte de uma pesquisa de mestrado que utilizou como referencial epistemológico a teoria da criatividade de Donald Winnicott. A investigação aconteceu a partir de entrevistas com professores da 2a Fase do Ensino Fundamental de escolas da rede pública e particular de Brasília-DF, afim de compreendermos a interpretação dos educadores sobre o processo de constituição do sujeito-aluno no entretecer de comportamentos transgressores e criativos no trabalho-educar. A partir da teoria da psicanálise concluiu-se que, a transgressão pode ser considerada parte do processo criativo do aluno, tanto em relação a ações e produções no mundo social quanto à criação da própria identidade do indivíduo. Ao final da pesquisa, confirmou-se a relação entre ato criativo e transgressão, com existência de aspectos negativos, positivos e ambivalentes atribuídos ao aluno criativo. Percebeu-se a influência da formação acadêmica e a história de vida do professor sobre o seu lidar com o aluno criativo.