Ideais e alteridade em uma pesquisa sobre a relaçao dos jovens com o saber

Autores/as

  • Paulo Padilla Petry Universitat de Barcelona
  • Fernando Hernández Hernández Universitat de Barcelona

Palabras clave:

abandono escolar, relação com o saber, alteridade, jovens, ensino secundário

Resumen

Em uma investigação sobre o abandono escolar no ensino secundário espanhol a partir da relação dos jovens com o saber, entrevistamos de forma semiaberta tanto jovens considerados de êxito quanto de fracasso pela escola. Nos relatos construídos conjuntamente com eles são explicitadas as relações estabelecidas entre jovens e pesquisadores como também a dos pesquisadores entre si. Este artigo discute o lugar do Outro ocupado pelo grupo de pesquisadores e pelos jovens para cada pesquisador. Também debatemos o papel dos ideais dos pesquisadores nessas relações.

Biografía del autor/a

Paulo Padilla Petry, Universitat de Barcelona

Professor Associado do Departamento de Métodos de Investigaçao e Diagnóstico em Educaçao

Faculdade de Pedagogia

Universidade de Barcelona

Fernando Hernández Hernández, Universitat de Barcelona

Professor Catedrático

Seçao de Pedagogias Culturais

Departamento de Desenho

Faculdade de Belas Artes

Universidade de Barcelona

Publicado

2013-05-25