Neurose obsessiva na infância - contribuições psicanalíticas

Autores/as

  • Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto Universidade Estadual de Maringá
  • Viviana Carola Velasco Martinez Universidade Estadual de Maringá
  • Ângela Cristina da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro
  • Bianca da Fonseca Primak ARCD - AACD

Palabras clave:

neurose obsessiva, infância, psicanálise com crianças, desenvolvimento libidinal

Resumen

Como parte da pesquisa sobre a neurose obsessiva depois da publicação das obras de Freud, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica a respeito da formação e o desenvolvimento da neurose obsessiva na criança no discurso pós-freudiano. O material foi organizado em temas: casos clínicos, origem e desenvolvimento, período de latência e lugar da mãe. Diversos pontos de vista são apresentados, e discute-se se existe, de fato, para os autores, neurose obsessiva como um quadro patológico propriamente dito na infância. A maioria dos autores se recusa a aceitar a neurose obsessiva na infância enquanto quadro realmente estabelecido.

Biografía del autor/a

Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto, Universidade Estadual de Maringá

Professor doutor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Graduação e Pós-graduação. Pós-doutor em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental - Paris VII.

Viviana Carola Velasco Martinez, Universidade Estadual de Maringá

Professora doutora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Graduação e Pós-graduação. Coordenadora do Laboratório de Estudos e pesquisa em Psicanálise e Civilização

Ângela Cristina da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro

Mestre em Psicologia Clínica (UFPR), professora substituta na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PR

Bianca da Fonseca Primak, ARCD - AACD

Psicóloga, especialista em psicologia hospitalar (Faculdades Pequeno Príncipe)e em psicologia clínica hospitalar de crônicos (FMUSP).

Publicado

2014-07-24