A ESCUTA DE ADOLESCENTES NA ESCOLA: A SEXUALIDADE COMO UM SINTOMA ESCOLAR

Autores/as

  • Cristiane Freitas Cunha UFMG
  • Nádia Laguardia Lima UFMG

Palabras clave:

adolescência, puberdade, saber, sintoma, conversação

Resumen

A escola se depara com a impossibilidade da transmissão de um saber sobre o corpo sexuado. Os professores se confrontam com o equívoco da transmissão pedagógica, com o excedente pulsional intraduzível dos alunos, e com o próprio mal estar e perplexidade diante dessa situação. Esse impasse torna possível uma conversação com as adolescentes na escola. A eclosão da puberdade, o encontro com o outro sexo, o amor, o conflito entre as gerações, a imagem corporal cambiante, geram angústia e agitação. Na conversação com a psicanalista, emergem perguntas e respostas, tornando possível uma sintomatização do que aparecia como uma opacidade no saber e provocações linguageiras.

Biografía del autor/a

Cristiane Freitas Cunha, UFMG

Professora Associada/Departamento de Pediatria e Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG

Área de atuação: Medicina e Psicanálise

Nádia Laguardia Lima, UFMG

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG.

Área de atuação: Psicanálise, Clínica e Educação.

Publicado

2014-01-09