A amamentação e o desmame no processo de tornar-se pai

Autores

  • Evandro de Quadros Cherer Universidade de Brasília
  • Andrea Gabriela Ferrari Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cesar Augusto Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Amamentação, paternidade, psicanálise

Resumo

Este estudo investigou os aspectos subjetivos paternos frente à amamentação e o desmame. Para tanto, um pai primíparo foi entrevistado no 6º e 20º mês de vida de sua filha. Os relatos do pai revelaram que ele rivalizava com a sua filha pelo desejo de sua esposa. Simultaneamente, havia uma rivalidade entre o pai e sua esposa pelo bebê, aspectos esses associados à história paterna. Os relatos sugerem que no processo de tornar-se pai a amamentação e o desmame também ganham destaque, pois a amamentação pode estar associada à relação corporal mãe-bebê e às dificuldades experienciadas pelo homem enquanto terceiro.

Biografia do Autor

Evandro de Quadros Cherer, Universidade de Brasília

Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande Sul. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria.

Andrea Gabriela Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicanalista. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Docente do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cesar Augusto Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo. Doutor em Psicologia pela University of London (Inglaterra), com Pós-Doutorado na mesma Instituição, pesquisador do CNPq e docente do PPG Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

ARTIGOS