OS CONHECIMENTOS SOBRE A MATERNIDADE E A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS.

Autores

  • Ana Laura Godinho Lima Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Barbara Caroline Vicente Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

maternidade, puericultura, análise do discurso

Resumo

Examinam-se discursos sobre a maternidade e o bebê em manuais de puericultura e livros redigidos por mães. Pretende-se contribuir para o estudo da normalização da maternidade e da infância. A perspectiva teórica aproxima-se dos Estudos Culturais, dos estudos de gênero e do conceito de experiência formulado por Jorge Larrosa. Nas descrições dos pediatras, os casos individuais se apagam para dar lugar à produção do conhecimento especializado, à produção das estatísticas do parto que informam os procedimentos profissionais na assistência à mãe e ao bebê. Nos textos das mães, as informações científicas também aparecem, mas sobressai o relato de suas experiências.

Biografia do Autor

Ana Laura Godinho Lima, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, na area de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Barbara Caroline Vicente, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Graduada em Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Realizou a pesquisa "A descrição do parto em guias maternos", em nível de iniciação científica.

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

ARTIGOS