Ainda interpretamos crianças à maneira de Melanie Klein?

Autores

  • Nívea de Fátima Gomes UFMG
  • Cassandra Pereira França UFMG

Palavras-chave:

Interpretação analítica, método clínico, psicanálise com crianças, Melanie Klein

Resumo

Este artigo pretende tratar dos principais aspectos do método clínico e interpretativo de Melanie Klein, das críticas mais contundentes que recebeu e, pela pertinência delas, do relativo distanciamento ocorrido entre a rígida postura de Klein e aquela dos kleinianos da atualidade. Após um fecundo exercício de reflexão sobre o furor interpretativo kleiniano, foi possível reconhecer que o brincar, por si só, tem, muitas vezes, o poder de permitir a elaboração de determinadas tramas. Assim, a interpretação saiu do foco central de toda e qualquer sessão e passou a ser utilizada apenas nos casos em que seus recursos técnicos são indispensáveis.

Biografia do Autor

Nívea de Fátima Gomes, UFMG

Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Cassandra Pereira França, UFMG

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Pós-doutorado em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Professora do Depto. de Psicologia da UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Coordenadora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da UFMG.

Publicado

2013-05-25