O estádio do espelho em educação física: localizar o traço pulsional nas perguntas de um aluno para um estudo de caso

Autores

  • Yves Felix Montagne UPFR sports Besançon Université de Franche Comté

Palavras-chave:

educação física, psicanálise, estádio do espelho, corpo.

Resumo

A partir do campo conceitual da psicanálise, este trabalho clínico aborda o fato de, em Educação Física, o aluno exibir o corpo e experimentar sensações corporais não habituais durante exercícios de motricidade, ao mesmo tempo em que o professor comenta este corpo, o que pode levar certos alunos a viver um momento estruturante, assimilável ao estádio do espelho. Partindo deste postulado, pode-se entrever uma nova percepção do laço palavra-olhar-corpo em Educação Física e considerar certas perguntas feitas ao professor como pedidos, manifestando um desejo de estruturação subjetiva do sujeito. O estudo de caso de um aluno observado sobre patins oferece material clínico a esta hipótese. Algumas pistas de intervenção profissional em Educação Física são então levantadas.

Biografia do Autor

Yves Felix Montagne, UPFR sports Besançon Université de Franche Comté

Maitre de conférence en sciences de l'éducation, formateur de professeurs, esto trabalhando sobre a relacao de palabra entre o profesor e aluno, clarecida con a psychanalys, tomando conto do corpo no coracao da ligacao educativa

Publicado

2015-06-29